Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Turismo

Muitos motivos para conhecer Borda da Mata no Sul de Minas. Clima ameno, belas paisagens, boa culinária, povo hospitaleiro e muito empreendedor. Dividida em cinco rotas, o turista pode escolher entre os roteiros que fazem de Borda da Mata um destino certeiro no Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas.

ROTA RELIGIOSA
Interior da Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Milhares de peregrinos visitam Borda da Mata todos os anos. A cidade está inserida em três rotas de peregrinação: Caminho da Fé, com destino a Aparecida/SP, Caminho da Prece, de Jacutinga/MG até Borda da Mata e Caminho de Nhá Chica, de Inconfidentes/MG a Baependi/MG. A Basílica de Nossa Senhora do Carmo é a única da Arquidiocese de Pouso Alegre, que compreende 46 cidades, uma das 60 basílicas existentes no Brasil e também a única no percurso até a Basílica de Aparecida pelo Caminho da Fé. Durante a novena e festa da padroeira do município, de 7 a 16 de julho, cerca de 15 mil pessoas participam das celebrações religiosas. Um memorial dentro da Basílica conta a história de Monsenhor Pedro Cintra, importante empreendedor social que tem expressiva participação na história de Borda da Mata. 

ROTA DE AVENTURA
Morro do Santo Cruzeiro - mirante da cidade

As trilhas, estradas e caminhos propícios para percorrer a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road organizadas em roteiros para permitir a contemplação da natureza em terras bordamatenses. Três trilhas foram sinalizadas para dar início à Rota de Aventura: Pesqueiro/Cruzeiro (21km), Volta do Darney (25km) e Pedra do Retiro (25km).

Pedra do Retiro – Considerando a Praça Nossa Senhora do Carmo como ponto de partida, descer para a Avenida João Olivo Megale e seguir para o bairro Santa Cruz. A partir daí, o trecho é sinalizado. O turista vai passar pela Ponte de Zinco (seguir a esquerda, na estrada para o Bairro dos Marianos). Seguir a direita, na estrada para o Bairro da Grota Rica. Trevo do Bambuçu (Seguir a esquerda, na estrada para o Bairro da Grota Rica. Subir a esquerda, logo após o casarão (início do trecho off road). Pegar trilha à esquerda (somente a pé). Por fim, a Pedra do Retiro que fica na tríplice divisa dos municípios de Borda da Mata, Congonhal e Senador José Bento. Nível intermediário de dificuldade (ida e volta são cerca de 25 Km, com 500 metros de ganho de elevação e altitude máxima de 1.150 metros). Confira o mapa no aplicativo Strava.

 

Volta do Darney –  Percurso já conhecido de muitos ciclistas, um convite para desbravar a beleza rural de Borda da Mata com uma pitada de história. Conhecido como Volta do Darney, o passeio tem aproximadamente 20 km e começa pelo bairro São Benedito, sentido bairro Santa Cruz, passa pela Ponte de Zinco, passa pelo Gaspar e depois no bairro Areião, onde está localizada a propriedade do Sr. Darney, que tornou referência neste caminho. A volta acontece pela antiga linha do trem até alcançar de novo o bairro Santa Cruz. Trecho sinalizado a partir do bairro Santa Cruz.
Confira o mapa no aplicativo Strava.

Pesqueiro/Cruzeiro – Aproximadamente 20km em uma volta cheia de aventura e contemplação. A partir das praças centrais, segue para a Avenida João Olivo Megale, sobe o morro da Apae/Asilo, em direção ao Pesqueiro São Mateus – início da estrada rural. Segue estrada do bairro Mascate até o Açude – referência Sítio Toca da Coruja. Segue para o bairro Palma, atravessa o asfalto em direção ao bairro Contendas. Entrada para o Santo Cruzeiro, um dos principais pontos naturais de Borda da Mata, com uma vista incrível. De lá, desce para as praças centrais.

ROTA GASTRONÔMICA
Pastel de Farinha de Milho, vencedor da 1.a edição do Festar Gastronômico de Borda da Mata

Visite nossos restaurantes, bares, cafés, panificadoras, pastelarias, sorveterias, empórios e laticínios espalhados por toda a cidade. O melhor da comida mineira, pra experimentar e levar pra viagem!

ROTA DA MODA
Perímetro urbano da MG 290 - lojas de fábrica
Perímetro urbano da MG 290 - lojas de fábrica

Quase 200 empresas do setor têxtil estão instaladas em Borda da Mata. O pijama, produto mais famoso da cidade, pode ser encontrado nas lojas às margens da Rodovia MG 290, no perímetro urbano de portal a portal. A lingerie fortalece a moda íntima produzida no município, ao lado da moda praia. Na Rota da Moda tem também a moda básica com as confecções de roupas e tricô. Outro ponto forte em Borda da Mata é a moda casa, com cama, mesa, acessórios e decoração. São cerca de 80 tecelagens em Borda da Mata que vendem os produtos para o Brasil inteiro, os quais podem ser comprados direto da fábrica. Tradição na cidade, as selarias compõem a moda country. No distrito do Cervo, a 18km de Borda da Mata, destaque para as malharias.

ROTA DA CIDADE
Praça Antônio Megale - Época de florada dos ipês garantem um espetáculo a parte!

Em um passeio pela cidade, pontos que merecem ser visitados e fotografados. Monumentos e prédios que ajudam a contar a história da cidade. No centro, as praças Antônio Megale, Nossa Senhora do Carmo e Monsenhor Pedro Cintra. No Terminal Rodoviário, a Biblioteca Professora Carolina Oriolo. Na antiga Estação Ferroviária, o artesanato local. E ainda, os bens inventariados como Patrimônio Cultural, como a Basílica, a Igreja Presbiteriana Independente e casarões dos séculos passados. Além das igrejinhas e praças dos bairros urbanos e rurais e os dois distritos que compõem o município: Cervo a 18km, saída pelo bairro Santa Terezinha e Sertãozinho, também a 18 km pela MG 290, sentido Pouso Alegre.

 

Restaurantes, meios de hospedagem e mais informações dos pontos turísticos de Borda da Mata, acesse o Portal Minas Gerais

VISITE BORDA DA MATA! #visitebordadamata

Pular para o conteúdo